-
Fotografias:Astula – Raul Garcia
Localização
O restaurante Avanti foi concebido como um local de encontro no limite geográfico entre o Distrito de Ballpark em Denver e a socialmente diversificada vizinhança LoHi (Lower Highlands). Diretamente adjacente à propriedade está o viaduto da 20th Street, um dos dois principais corredores de veículos e pedestres conectando a estrada Interstate 25 a estas duas áreas.
História da Edificação
Desde a sua construção em 1935, o prédio Avanti Comida & Bebida abrigou uma variedade de usos. A estrutura original de tijolos, uma vez abrigou a Loja de Variedades Dodson, que vendia utensílios domésticos, mantimentos e ferragens. A sinalização da loja ainda pode ser vista na fachada de tijolos expostos, e foi descoberta para o deleite da equipe de projeto durante a remoção da camada de estuque. Registros históricos deste edifício são limitados, mas acreditamos que a edificação foi ampliada em 1950 com a adição de uma estrutura de blocos de concreto do tipo armazém, e usado naquela época como uma oficina mecânica. A descoberta da oficina no subsolo e do motor de elevação adjacente à garagem dá suporte a esta teoria. A expansão do edifício de 1950 agora abriga a escada do átrio, a entrada e praça de alimentação do Avanti Comida & Bebida.
Adição e Renovação
Para a Companhia Avanti Comida & Bebida, a Meridian 105 Architecture ampliou a metragem quadrada da estrutura, adicionando um segundo pavimento de 232,25 m² de espaço interior novo e 241,54 m² de decks ao ar livre. A nova adição é revestida com shou sugi, uma técnica japonesa de preservação de madeira que envolve a sua queima para criar uma camada carbonizada. Agora finalizada, a adição fornece uma expressão contemporânea complementar à paleta de materiais originais, de tijolo e alvenaria de concreto. Componentes como o motor da elevação são incorporados ao design do interior do espaço, enquanto a arte de graffiti encomendada pelo proprietário adorna o exterior do edifício. Ambos fornecem uma espécie de registro da história do edifício como uma oficina mecânica e estúdio gráfico.
A adição do segundo andar permitiu a incorporação de um bar voltado para o interior e exterior servindo duas grandes plataformas de observação e assentos estilo arquibancada, que oferecem uma vista panorâmica para o centro da cidade e para o estádio de beisebol profissional Colorado Rockies.
Função/Conceito
O Meridian 105 Architecture projetou uma incubadora para culinária local criando um mercado de alimentos de luxo. Um total de 5 micro-cozinhas estão alojadas em contêineres de aço reaproveitados. O proprietário estava interessado em recriar o espírito do Mercado de San Miguel na Espanha, onde os clientes podem escolher entre uma variedade de excelentes opções culinárias, mas queria relacionar o conceito às opções locais de alimentos de Denver. As cozinhas em contêineres passaram a ser vistas como recreação fixa, ao invés dos populares food trucks móveis geralmente vistos em festivais regionais e nas esquinas das ruas. Os espaços abrigam uma combinação de chefs renomados e chefs pouco conhecidos de Denver, permitindo-lhes desafiar as habilidades criativas e culinárias uns dos outros. Há uma rotatividade de chefs, após cumprirem um período mínimo de nove meses, para manter a experiência do cliente sempre nova e minimizando o compromisso financeiro normalmente exigido por um restaurante independente. No total, a estrutura abriga 7 cozinhas.
Assumindo a estética inerente à estrutura do armazém existente, a equipe de projeto o complementou com uma coleção de arte local e móveis reutilizados de lojas locais, assim como novos móveis personalizados criados por fabricantes da região. O conglomerado eclético de espaços de jantar, bares e cozinhas se unem para criar espaços que estabelecem o centro culinário para o cenário gastronômico jovem de Denver.